A discussão sobre homossexualidade no Brasil: algumas impressões


     Sinto a necessidade de me posicionar enquanto a atual discussão sobre a homossexualidade no Brasil. Temos acompanhado atônicos a uma série de discussões, protestos e ofensas, tanto aos grupos LGBTs, como também a igreja evangélica. Minha posição apresentada no presente texto é completamente particular e expressa a forma como penso sobre todos os recentes acontecimentos.
    Primeiramente, sou cristã, e apesar de não compactuar com os princípios e valores da atual igreja evangélica brasileira, acredito na família formada por homem e mulher. Creio que Deus criou o homem para a mulher e possui um propósito glorioso na família. Porém, de acordo com os princípios que norteiam minha vida, todas as pessoas devem ser amadas e respeitadas, independentemente de cor, etnia, opção sexual ou religião. Isto é um fato!
     O que me preocupa hoje é a possibilidade de eu perder o direito em pensar dessa maneira. De acordo com a constituição brasileira todos são livres para manifestar seu pensamento e expressar-se de diversas formas.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V - o pluralismo político
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vidaliberdade,igualdadesegurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
(Constituição Brasileira de 1888)

     Repudio qualquer tipo de agressão física, verbal ou simbólica aos homossexuais. A homofobia é errada, é crime e se constitui enquanto aversão irreprimível, repugnância, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos, contra os homossexuais. Porém, o que venho percebendo através dos discursos de grupos LGBT nos diversos meios de comunicação é que, apenas o fato de eu não concordar ou pensar de maneira diferente caracteriza uma prática homofóbica.
Alguns dizem que o fato de eu pensar diferente ofende os homossexuais. Penso que vários pensamentos, independente da ordem ou assunto possam desagradar pessoas. Não é minha intenção que todos apreciem minha opinião a cerca da homossexualidade ou sobre qualquer outro assunto, da mesma forma que não aprecio a postura e opinião de inúmeras pessoas. Meu único desejo é continuar tendo o direito de pensar como penso.
     Temo que esteja se formando uma espécie de ditadura do liberalismo, onde quem pensa diferente pode ser considerado com um vilão, ou até mesmo um criminoso. Penso de uma determinada forma sobre a homossexualidade e tenho liberdade, de acordo com a lei, para pensar dessa forma. Da mesma forma que se caracteriza crime quando um homossexual é ofendido ou agredido por pensar e viver de acordo com seus pensamentos e ideologias, também deveria ser considerado crime quando uma pessoa comum é ofendida e agredida por pensar de uma determinada forma que não agrada a certo grupo.
    Receio que daqui a alguns anos, aqueles que não concordam com a homossexualidade possam ser excluídos, taxados e até mesmo condenados. Já percebo certa movimentação nesta direção. Recebo notícias de pessoas que, apenas por terem falado que não concordam com a homossexualidade, têm sido perseguidos. Parece-me que o objetivo hoje não é apenas tolerar aquilo ou quem você possui discordâncias, o que seria aceitável. Vários discursos vêm apresentando a obrigação de pensar um pensamento de uma determinada maneira, ainda que esta seja a que você discorda. Posso estar enganada, mas isso me cheira a ditadura. Talvez uma ditadura as avessas se pensarmos numa perspectiva histórico-social.
     Para muitos posso estar exagerando, mas será? Vamos esperar mais alguns anos, quem sabe teremos uma resposta!?

. Bookmark the permalink.
Tecnologia do Blogger.